Seleção de Trabalhos

O trabalho completo montado com todas as figuras e tabelas, seja em português ou inglês, deve ser enviado primeiramente em .PDF, com o cuidado do Autor de ter suprimido na cópia .PDF a identificação dos autores e das instituições. Para submissão, usar um dos modelos disponíveis abaixo em "Normas".

Os textos enviados para a publicação na Revista Citino, estarão sujeitos a uma análise e aprovação do Conselho Editorial. Após essa etapa, os textos serão encaminhados, sem os nomes dos autores e instituições, para serem julgados por dois Consultores da área específica do conhecimento. Para a submissão ser aceita para publicação, é necessário ao menos um parecer favorável.

 

É importante o Autor ter claro, que o Portal Citino e a Revista Citino são, respectivamente, um órgão institucional autônomo e uma revista associada ao Portal. Neste caminho, o Portal e suas revistas são ferramentas elaboradas e ajustadas especialmente para utilização dos Associados da Associação Nacional Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação, e fazem parte de um conjunto de 17 (dezessete)  soluções para os Cientistas e Pesquisadores brasileiros.  Por outro lado, a Revista Citino é aberta também para não associados.

Assim e de forma amplamente democrática, os autores serão convidados, a partir da notificação do aceite, a atenderem os critérios requeridos para o acesso a Revista Citino.

A Revista Citino  também considerará solicitações de Comissões Organizadoras de Congressos, Simpósios e Seminários, científicos e ou tecnológicos, para lançamento de Edições Especiais visando à publicação do conteúdo específico do evento.

 

No caso de dúvidas, o Cientista ou Pesquisador pode solicitar mais esclarecimentos através do nosso

Todos os trabalhos deverão ser digitados em espaçamento simples, utilizando somente Microsoft Word, no formato modelo CITINO (Times New Roman, Tamanho 12, margens superior e inferior 2,5 e margens laterais 3,0). A seguir, deve ser gerado um único arquivo no formato .pdf, do trabalho todo, para ser submetido eletronicamente através do e-mail citino@hestia.org.br. A revista não aceita a submissão de trabalhos por outra forma. O texto submetido deve ser acompanhado da carta de solicitação de publicação, assinada pelo autor principal (digitalizada e em formato .pdf).

 

O artigo deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores. Havendo autores com diferentes endereços, estes deverão vir imediatamente após o nome de cada autor. Os autores deverão ser agrupados por endereço. O autor para correspondência, deverá ser o mesmo que submete o artigo, deverá ser indicado com asterisco (*) e seu e-mail colocado no rodapé da página (um só e-mail).

 

Em seguida deverá conter o título e o resumo do trabalho, com no máximo 300 (trezentas) palavras, e a indicação de até 5 (cinco) palavras-chave.

 

No modelo CITINO 2 deverá ser colocado o titulo do trabalho em inglês, a identificação do autor(es) e o resumo do trabalho em inglês (abstract) , com no máximo 300 (trezentas) palavras, e a indicação de até 5 (cinco) palavras-chave (keywords), também em inglês. O resumo em inglês pode ser substituído pelo texto completo do artigo em inglês (full text).

 

Somente serão considerados os e-mails de submissões com os 3 (três) anexos: carta de solicitação de publicação, artigo no modelo CITINO e abstract ou full text modelo CITINO 2. Os artigos completos apresentados em língua inglesa, devem vir acompanhados com tabelas e figuras ajustados para este idioma.

 

Os títulos e subtítulos deverão ser numerados em ordem crescente, separados por ponto e espaço. Por exemplo, 1. Título e 1.1. Subtítulo

 

As figuras (incluindo gráficos, esquemas, e outros) deverão ser em número máximo de 7 (sete), e terem qualidade gráfica adequada (usar somente fundo branco). As legendas de figuras e tabelas devem seguir o seguinte padrão: Figura 1. Texto identificando a figura ou Tabela 1. Texto identificando a tabela, ambos no formado New Times Roman, tamanho 10, com texto justificado e respeitando as margens laterais da imagem. Deve ter um espaço vazio, espaçamento 12,  separando a legenda da figura ou da tabela da imagem. As tabelas devem ter linhas com tamanho de 0,8 cm, e seus dados devem estar centralizados e suas linhas laterais devem estar ocultas ou sem linhas. As legendas das tabelas devem ser posicionadas acima das mesmas, e das figuras abaixo das mesmas. As legendas deverão ser colocadas em seus lugares definitivos no texto.

 

As figuras, tabelas, esquemas, e outros deverão ser colocados em seus respectivos lugares, ao longo do trabalho, preferencialmente logo após as citações no texto, e devem estar devidamente identificadas pelo respectivo número em ordem crescente. Figuras deverão ter resolução mínima de 800 dpi, formato JPEG. No caso particular de esquemas contendo, por exemplo, estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente, além de boa qualidade gráfica. Considerar que as figuras deverão ter largura máxima de uma coluna (8,5 cm).

 

A revista aceita o envio de figuras coloridas.

 

Para figuras, gráficos, esquemas, tabelas, e outros idênticos aos já publicados anteriormente na literatura, os autores deverão pedir permissão para publicação junto à empresa/sociedade científica, que detenha os direitos autorais, e enviá-la ao Corpo Editorial da CITINO junto com a versão final do manuscrito.

 

As referências deverão ser numeradas consecutivamente no texto, na forma de expoentes, com o uso de chaves, por exemplo [1] ou [1,2],  após a pontuação (se houver). A lista de referências deverá ser colocada no final do texto.

Referências

Será utilizada a abreviatura da revista como definida no Chemical Abstracts Service Source Index (verhttp://www.cas.org/sent.html). Caso a abreviatura autorizada de uma determinada revista não puder ser localizada e não for óbvio como o título deve ser abreviado, deve-se citar o título completo.

 

[1] VARMA, R. S.; SINGH, A. P.; J. Indian Chem. Soc. 1990, 67, 518.

[2] No caso especial da revista citada não ser de fácil acesso, é recomendado citar o seu número de Chemical Abstract, como segue: PROVSTYANOI, M. V.; LOGACHEV, E. V.; KOCHERGIN, P. M.; BEILIS, Y. I.;  Tekhnol. 1976, 19, 708. (CA 85:78051s).

[3] Caso o trabalho tenha doi, mas não a referência completa, citar doi da seguinte maneira: VIDOTTI, M.; SILVA, M. R.; SALVADOR, R. P.; DE TORRESI, S. I. C.; DALL’ANTONIA, L. H.; Electrochimica Acta (2007), doi:10.1016/j.electacta.2007.11.029.

 

É recomendado o uso de referências compostas na medida do possível, em lugar de uma lista de referências individuais. O estilo das referências compostas é o seguinte:

 

[4] VARELA, H.; TORRESI, R. M.; J. Electrochem. Soc. 2000, 147, 665; LEMOS, T. L. G.; ANDRADE, C. H. S.; GUIMARÃES, A. M.; WOLTER-FILHO, W.; BRAZ-FILHO, R.; J. Braz. Chem. Soc. 1996, 7, 123; ÂNGELO, A. C. D.; DE SOUZA, A.; MORGON, N. H.; SAMBRANO, J. R.; Quim. Nova 2001, 24, 473.

 

Patentes:

 

Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível o número do Chemical Abstracts deve ser informado entre parênteses).

 

[5] HASHIBA, I.; ANDO, Y.; KAWAKAMI, I.; SAKOTA, R.; NAGANO, K.; MORI, T.; Jpn. Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979. (CA 91:P193174v)

[6] KADIN, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y)

[7] EBERLIN, M. N.; MENDES, M. A.; SPARRAPAN, R.; KOTIAHO, T. Br PI 9.604.468-3, 1999.

 

Livros:

 

com editor(es):

 

[8] REGITZ, M.; Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2.

 

sem editor(es):

 

[9] COTTON, F.A.; WILKINSON, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5th ed., Wiley: New York, 1988.

Programas de computação (Softwares):

[10] SHELDRICK, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993.

 

Teses:

[11] VELANDIA, J. R.; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997.

Material apresentado em Congressos:

[12] FERREIRA, A. B; BRITO, S. L.; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,

Poços de Caldas, Brasil, 1998.

[13] FARIAS, F. M. C.; Funções Orgânicas. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_funcoes_organicas.pdf > Acesso 10/08/2011.

Normas: Preparação de manuscritos

Considerações complementares

O Corpo Editorial da Revista Citino reserva-se o direito de efetuar, quando necessário, pequenas alterações nos manuscritos, de modo a adequá-los às normas da revista ou tornar seu estilo mais claro, respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho. Qualquer que seja a natureza do manuscrito submetido, ele deve ser original em nível de metodologia, informação, interpretação ou crítica. A qualificação do trabalho será atestada por dois consultores, indicados pela Editoria.

Procedimentos finais e publicação

Após o aceite, o autor tem 90 dias para enviar todos os documentos.

A versão final do artigo deverá ser encaminhada para citino@hestia.org.br, em:

  1.  Microsoft Word, no formato modelo CITINO Português, trabalho completo ou apenas o resumo (se o trabalho completo for apresentado em língua inglesa);

  2. Microsoft Word, no formato modelo CITINO 2 Inglês, abstract ou full text, dependendo da opção escolhida no modelo CITINO Português.

 

O trabalho completo, nas versões em português e inglês, pode ser apresentado pelo autor, sendo neste caso obrigatório o envio também do abstract separadamente (usar duas vezes o modelo Citno 2).

Simultâneo ao prazo de envio, os autores devem atender os critérios requeridos para o acesso a Revista Citino.

A revista publicará o documento, em um prazo máximo de 18 meses, após o recebimento da versão final e estando a documentação em ordem. O recebimento de documentação não conforme, anula o processo de publicação.

​​​Revista Citino ​© 2011 | Orgulhosamente criado por Associação Nacional Hestia

(47) 4004-9484 | (47) 9 8823 5446

citino@hestia.org.br

Rua João Colin, 1285 • Joinville/SC